Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Suspensão do Horário de Verão

Suspensão do Horário de Verão

por lag — publicado 27/04/2019 18h45, última modificação 27/04/2019 18h45
O Horário de Verão é suspenso em todo o país, através de Decreto do Governo Federal.

O Presidente da República, assinou um decreto que suspende o Horário Brasileiro de Verão. A cerimônia de assinatura aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença do Ministro de Minas e Energia. A suspensão foi resultado dos estudos que comprovaram a neutralidade econômica da medida no âmbito do setor elétrico. Atualmente, a medida deixou de produzir economia como nos anos anteriores em razão das mudanças no hábito de consumo de energia da população.

Historicamente, o Horário de Verão teve como principal objetivo o melhor aproveitamento da luz natural a partir do adiantamento dos relógios em uma hora e consequente redução de consumo de energia elétrica no início da noite. No Brasil, era nesse período que se registrava o maior pico de consumo e, dessa forma, o Horário de Verão era benéfico para população.

No entanto, nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o período de maior consumo diário para o período da tarde, quando o Horário de Verão não tem influência.

O Horário de Verão era contemplado nos seguintes estados: Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), e no Distrito Federal (DF).

Fonte: Portal Brasil - www.brasil.gov.br