Ensino profissionalizante
Para o segundo semestre de 2015, o programa oferecerá 15.930 vagas para 695 cursos de educação profissional e tecnológica. Desse total, 12.635 vagas são destinadas a 545 cursos do eixo Recursos Naturais, como agricultura orgânica e de base agroecológica. Outras 1.180 vagas são voltadas ao desenvolvimento cooperativista, planejamento, promoção e controle de produção. No eixo Produção Alimentícia, o programa oferece mais 1.580 vagas em 77 cursos.
Oferecidos em todo o País pelos Institutos Federais, escolas vinculadas às universidades federais, redes estaduais e Centros Federais de Educação, o programa é aberto a qualquer pessoa e os interessados devem procurar as delegacias do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para se informar sobre os cursos disponíveis no seu estado e verificar a possibilidade de vaga para o semestre. As delegacias fazem a pré-matrícula e os alunos terão até sete dias para ir à instituição de ensino e confirmá-la.
Em caso de sobra de vagas, as turmas serão abertas para inscrição on-line e qualquer pessoa poderá se inscrever pelo portal do Pronatec do MEC, no prazo de dez dias antes do início do curso.
Fonte: Portal Brasil - http://www.brasil.gov.br