Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Fies - Novas regras

Fies - Novas regras

por lag — publicado 20/06/2018 15h59, última modificação 20/06/2018 15h59
Estudantes podem parcelar dívidas do Fies com faculdades em até 18 vezes.

Beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão parcelar, em até 18 vezes, dívidas com as instituições de ensino superior nas quais estão matriculados. Dessa forma, os estudantes podem renovar o contrato com o fundo mesmo que não estejam quites com as faculdades, desde que tenham negociado o débito.

Além disso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fixou em 30% da parcela o valor máximo que poderá ser cobrado por mês. Ou seja, se um aluno atrasou o pagamento de uma mensalidade de R$ 100, ele poderá pagar até R$ 30 junto à próxima parcela mensal.

As novas regras valem para estudantes que não têm financiamento de 100%. Eles devem pagar todos os meses uma parte da mensalidade às instituições.

A partir deste semestre, para evitar cobranças abusivas, o Ministério da Educação (MEC) determinou que os pagamentos passem pela Caixa Econômica Federal antes de serem transferidos para as faculdades privadas.

A negociação será feita pela internet. O agente financeiro terá 120 dias para criar e disponibilizar um portal por meio do qual o estudante poderá solicitar a renegociação e a instituição de ensino validar o pedido. O estudante que deixar de pagar uma mensalidade já é considerado inadimplente e deve buscar a renegociação.

Fonte: Portal Brasil - www.brasil.gov.br / Imagem da Internet.