Títulos Cancelados
Mais de 10 mil tocantinenses vão ter os títulos eleitorais cancelados. Os donos dos documentos não compareceram para as votações nas três eleições e também deixaram de justificar os votos. O prazo para regularizar a situação venceu no último dia 2 de maio. Quem teve o documento cancelado vai precisar comparecer a um cartório eleitoral para fazer um novo título. A lista dos eleitores afetados pode ser consultada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Sem o título, o cidadão fica impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade. Não pode tomar posse em cargos públicos ou fica impedido de receber o salário caso já tenha tomado. Também não terá direito a alguns tipos de empréstimos financeiros, não pode fazer ou renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais e também fica impedido de obter vários documentos.
Quem perdeu o prazo vai precisar tirar um novo título. O eleitor deve comparecer a um cartório eleitoral, pagar as multas e só então fazer um novo documento. A lista de documentos necessários para refazer o cadastro também pode ser consultada no site do TSE.
As três maiores cidades do estado também concentram o maior número de eleitores com problemas. Em Palmas, 1.974 eleitores estão irregulares. Em Araguaína, segundo maior colégio eleitoral, são 1.460. Em Gurupi, 1.230. O total em todo o estado é de 10.686 eleitores.
Fonte: G1 Tocantins - http://g1.globo.com/to/tocantins