Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vacinação

Vacinação

por lag — publicado 23/04/2018 16h05, última modificação 23/04/2018 16h06
Informações sobre a Campanha de Vacinação contra a gripe.

Começou a 20ª Campanha de Vacinação contra a gripe em todo o País. Até o dia 1º de julho, o Ministério da Saúde vai mobilizar a população brasileira para garantir que as 54,4 milhões de pessoas que fazem parte do grupo prioritário sejam vacinadas. Para isso, foram distribuídas 60 milhões de doses aos estados. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde. Confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre a vacinação deste ano:

Quem deve se vacinar?

O grupo prioritário da campanha. Ou seja: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

Por que a vacina não é disponibilizada para toda a população?

Os grupos prioritários são escolhidos conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principais agentes os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Onde as vacinas estarão disponíveis?

Nos centros de saúde dos municípios. O ministério começou a distribuir as doses no dia 09 de abril, no total, oito remessas de doses foram programadas para o envio até o dia 25 de maio, totalizando 100%.

Quem toma a vacina tem alguma reação adversa?

Em alguns casos podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. Essas manifestações são consideradas benignas e os efeitos passam em 48 horas.

Há alguma contraindicação?

Sim. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação alérgica prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Nesses casos, é importante procurar o médico para mais orientações.

Quantos casos de gripe já foram registrados no Brasil neste ano?

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 14 de abril, foram registrados 392 casos de influenza em todo o País, com 62 óbitos. Do total, 190 casos e 33 óbitos foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 93 casos e 15 óbitos. Ainda foram registrados 62 casos e 06 óbitos por influenza B e os outros 47 casos e 08 óbitos por influenza A não subtipado.

Fonte: Portal Brasil - www.brasil.gov.br